Aspectos Psicológicos da Amamentação

A amamentação é um fantasma que ronda a cabeça das mamães durante toda a gravidez. Será que meu filho vai pegar o peito? Será que vou ter leite? Será que vai doer? São vários questionamentos que geram uma imensa insegurança principalmente nas mamães de primeira viagem. 
Quando a criança nasce, é a primeira perda da mãe, pois até então ele esta todo seguro e sob controle dentro da barriguinha da mãe. No nascimento ela perde esse controle o que deixa a mãe toda angustiada. Porém no momento da amamentação é um momento de retomada desse controle. A mãe através do toque, do contato físico mostra-se um necessário instrumento para a vida do filho. 
Mas não pense a mamãe que não conseguiu amamentar que és menos mãe por isso! Embora em muitos momentos haja uma imensa frustração porém a mamãe compensará em outros comportamentos de suporte para o bebê. 

Amamentar não é facilllll!!!!! É uma fase de muita irritabilidade para as mamães, pois requer uma rotina que é bem diferente da rotina adotada até então. Interrupções do sono, parada em atividades para amamentar. Tudo isso requer atenção maior por parte das mamães, que em algum casos geram stress também. Porque a mamãe não é só mamãe ... ela é esposa... filha ... funcionária ... dona de casa ... e sobra tudo para quem?????? Para ela mesma!!!! 

Então deixo um alerta aos papais de plantão ... vocês podem ajudar na amamentação SIM!!!!!! Não dando o peito lógico (Nem tente!! kkkk) mas ajudando a esposa nos afazeres ... dividindo com ela as responsabilidades da casa. Você pode sim buscar a criança no berço e levá-la na cama para a mamãe amamentar ... você pode ajudar arrumando as coisas na casa. Existe diversas coisas que você pode fazer para ajudá-la ... além de compreender que ela está passando por um momento estressante de adaptação. 

Por fim o período de amamentação é um período lindoooooo ... É um momento de vínculo mãe e filho! Aproveite cada segundo ... :)