Dicas da Nutri : Benefícios do Aleitamento Materno

Bom Dia Amadas... desculpa o pequeno sumiço ... mas é que estou na correria com o casamento ... affffff ... ta chegandooooooooo ....

Olha que deliciaaaaaa .... a partir desse mês de abril teremos todos os meses dicas maravilhosas da super mega blaster power Viviane ... uma super fofaaaaaaaa ... que amo demaissss .... as dicas dela sempre são ótimasssss .... então fiquem ligadinhos ok ... todo final de mês ela estará aqui presente ...

Vivi linda ... Obrigada de coração pela parceria ... uma profissional do seu nipe só irá engrandecer o conteúdo do blog!!!






    
      Olá! Bom Dia, Leitor e Seguidor do Blog Desenvolver Brincando da nossa queridíssima e competente Dr. Flávia! Sou Viviane Rulli, Nutricionista, apaixonada pela profissão! Quero agradecer o convite para escrever artigos sobre temas relacionados à nutrição e dizer que me senti muito lisonjeada e adorei a oportunidade. Muito Obrigada Dr. Flávia!

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO
      Ao longo da história da humanidade o leite materno tem sido a principal fonte disponível de nutrientes dos lactentes, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fundação das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam o Aleitamento Materno Exclusivo (AME) até os 6 meses de vida da criança, complementando com outros alimentos até os dois anos.
      O Leite Materno possui os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança como água, vitaminas, minerais, proteína, gordura, carboidrato e energia. Contém também imunoglobinas, algumas enzimas e lisozimas e muitos outros fatores que ajudam a proteger a criança contra infecções, incluindo-se anticorpos, hormônios e outros componentes que não estão presentes em outras fórmulas infantis de leite.
      A ausência de amamentação ou sua interrupção precoce (antes dos 4 meses) e a introdução de outros alimentos à dieta da criança, durante esse período, são frequentes, com consequências importantes para a saúde do bebê, como exposição a agentes infecciosos, contato com proteínas estranhas, prejuízo da digestão e assimilação de elementos nutritivos, entre outras.
      Principais Benefícios do Aleitamento Materno:
§    Prático e econômico;
§    Alto valor nutricional;
§    Livre demanda;
§    Proteção imunológica devido a presença de fatores circulantes como lactoferrina, IgA secretora, anticorpos e outros;
§    Higiênico e Menor risco de contaminação;
§    Desenvolvimento adequado da musculatura facial;
§    Fácil digestão e absorção e menos alergênico;
§    Fortalecimento da relação afetiva entre mãe e filho;
§    Diminui a morbimortalidade infantil,
§    Favorece o pleno desenvolvimento da criança.
      Abaixo, você pode observar um Esquema Alimentar para o primeiro ano de vida da criança e vale ressaltar que este não dispensa orientações de um pediatra e do nutricionista!
      No próximo artigo, abordaremos os principais alimentos responsáveis para o adequado desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo da criança.
     






Viviane Rulli Craveiro
Nutricionista

CRN 28929