Meu filho está na FASE DO NÃO. E agora????

Eitaaaaa fase difícil né!!!

Essa fase da criança gera uma ansiedade e angustia aos pais, pois nesse momento não sabem como agir... se devem respeitar a opinião da criança ou ser autoritários!

Entendendo um pouco melhor essa fase ...

Por volta dos 18 meses a criança passa a se reconhecer enquanto pessoa , sendo assim começa tentar expressar sua opinião diante das situações.

Se formos pensar friamente, a criança nos primeiros anos a palavra que ela mais escuta é o "Não" .. "Você NÃO pode fazer isso!" Você NÃO pode subir ai!" NÃO coloca na boca" ... Não ... Não ... Não ... Devemos perceber em um primeiro momento se essa criança não está apenas reproduzindo o Não que foi dito diversas vezes pelos pais ou se ela esta realmente se negando a fazer tal ato.

E como proceder diante disso Flávia????????????????? (Aposto que essa era a pergunta!)

Não tem outro jeito senão conversa... a criança precisa entender que ela tem outras formas de se comunicar além do não e que é muito importante ela expressar sua opinião.

Porém isso não quer dizer que você será permissivo e deixará ela fazer o que quer! Você precisa primeiro verificar se o que ela está se negando faz parte de alguma regra imposta pelos pais. Se a resposta for SIM, não terá jeito ... ela terá que cumprir ou sofrerá punições como consequência de seus comportamentos. Caso não faça parte de regras, tente compreende-la e levar a uma negociação que fique bom para ambos os lados.

Porém ai entramos em um outro dilema dos pais que falarei no nosso próximo vídeo do Canal do Youtube (E por sinal você já se inscreveu lá??? Faz favor Hein..... pode ir lá e se inscrever!!! kkkkk ) pois os pais sentem muita dificuldade de colocar Regras e Limites e dizer não aos filhos!

Você falar NÃO também faz parte da educação deles não se sinta culpado por isso!

A palavra dessa fase é PACIÊNCIA !!! Porém estamos sempre na correria e é difícil ter toda essa paciência necessária!

Bjinhos
Flávia