Crianças Reféns da Tecnologia


    Se você tem acima de 25 anos, pode perceber como sua infância foi muito diferente da infância de hoje. Há 25 anos atrás as brincadeiras de rua eram muito mais frequentes, as crianças pediam brinquedos de presentes, hoje a tecnologia dominou toda a situação. As crianças fixam aos celulares, tablets e video games, um mundo paralelo a realidade. Não que a tecnologia seja ruim, porém a maneira que ela vem sendo usada que pode gerar problemas no desenvolvimento das crianças. (Nem estamos falando aqui sobre os prejuízos para os adolescentes e adultos também)  
    Sabemos que com o aumento da criminalidade, não podemos deixar as crianças brincar na rua com os vizinhos (se é que a família conhece os vizinhos !?!?) fazendo com que a criança permaneça uma grande parte do tempo dentro de casa. Sendo assim os pais, em sua vida corrida, precisam arrumar uma forma de entreter os pequenos e a tecnologia é o meio mais "fácil" para isso. (Será????) 
    A partir do momento que a criança fixa nos meios tecnológicos, ela perde a interação social, perde-se o contato real com outras crianças, não brincam mais. As crianças do séc XXI não sabem brincar, tem aversão de pisar na terra, sujar as mãos. Que tipo de crianças estamos desenvolvendo? 
    Não é com isso que a criança não deva NUNCA usar as tecnologias. Com certeza se ela vive em um século tecnológico ela tem que fazer uso disso, mas que seja com limites, de maneira saudável. Coloque limite de tempo para esse uso, vencido esse tempo apresente outra forma de interação a essa criança, apresente a ela um outro mundo além do virtual. 
   Deixe a criança ser criança, deixe ela se sujar, deixe brincar livremente, isso estimula o seu desenvolvimento e sua psicomotricidade. 
    E nunca se esqueça que os adultos são modelos para as crianças, e qual modelo você esta sendo para seu filho????? 

Flávia Devitte :)